quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

O que é vencer na vida?

 



Sabe uma coisa que eu acho triste? É esse sistema, esse que faz a vida ser baseada em competições desenfreadas e que pra ser digno, você precisa "vencer na vida", mas afinal o que é de fato vencer na vida? Para o nosso atual sistema basicamente se resume a você ter dinheiro, muito dinheiro e pouco importa o modo que você vai conseguir esse dinheiro, desde que você o tenha, mas isso é bem cruel, porque ao passo que o sistema te diz que você precisa sempre buscar ganhar mais e não só por necessidades básicas, não, por status também, porque hoje parece que o status se tornou uma necessidade básica, talvez advinda dessa nova sociedade narcisista, ele coloca toda a responsabilidade em você se terá sucesso ou não, e claro que somos responsáveis por nossas escolhas e consequências das mesmas, mas é essa a questão, ESCOLHAS, você faz o que faz por ter de fato escolhido ou por ser a opção mais aceitável? 

Existe um ideal do que é vencer na vida, geralmente quando alguém diz "fulano venceu na vida" você já tem um modelo pré-determinado das características que esse "fulano" teria que ter para ter "vencido na vida", e aqui eu nem irei entrar no mérito de descrever tais características, para não reforçar o esteriotipo, pensa nelas aí com você. 

Mas o que fica é, vencer na vida, de quem? Pra quem? Pra quê? Porque sinceramente, ninguém é igual, o que é ótimo pra um pode ser péssimo pra outro, as realizações pessoais dizem respeito a pessoa que se realiza, pode parecer meio óbvio, mas a gente não leva desse jeito na realidade, estamos sempre nos esforçando para se adequar a norma atual, e que muda com o tempo, demora, mas muda. E muda de acordo com os interesses de quem? Por exemplo, há muitos anos uma bela mulher era gorda, e hoje a beleza está associada a magreza ou músculos bem definidos, acontece que antes não havia geladeira, então quem era gordo demonstrava que comia o ano todo e se comia o ano todo tinha dinheiro, hoje em dia existe meio de conservar os alimentos por mais tempo e agora o padrão de beleza é a magreza/músculos definidos, e por que será, né? Provavelmente se você têm um corpo bem definido, pode demonstrar que você tem tempo de ir à academia, pode ter um personal trainer, um nutricionista, e portanto talvez um poder aquisitivo considerável, então o padrão de beleza nesse caso é sempre coisa de rico e muda, é... Meus caros, você aí lutando pra entrar no padrão que amanhã pode simplesmente mudar. 

E por favor, não se sinta culpado(a) por querer se adequar ao padrão, você não faz isso atoa, todo ser humano tem por definição a necessidade de relações interpessoais, de grupo, de convívio social, e se para ser bem quisto na sociedade, e nos grupos de convivência você tiver que se encaixar à alguns padrões, você o fará, mesmo que isso custe sua saúde mental/física, o sistema é muito bem arquitetado ao controlar as pessoas através de suas necessidades mais básicas, convívio social, alimentação, lazer, etc. Você só obterá essas coisas e mais se estiver dentro dos padrões impostos, do contrário será invisibilizado e marginalizado.

O pior disso tudo é que essa loucura toda começa já desde a infância, quando já preparamos nossas crianças para serem institucionalizadas, a verdadeira brincadeira acaba muito rápido, e depois é ficar sentado durante horas dentro de uma sala fechada, produzindo ou melhor dizendo reproduzindo exercícios, a maioria atendendo as expectativas de apenas um (o qual é dotado de toda a razão), várias matérias, onde dizem que a escola é para preparar os alunos pra vida, será que é pra vida mesmo ou para servir ao sistema? Porque na vida mesmo seria mais útil aprender sobre, por exemplo inteligência emocional ou como cuidar das finanças pessoais, coisas que ajudariam a sobreviver no sistema e não apenas servir a ele. Os alunos se tornam reprodutores de conteúdo, na fase em que estão mais propensos a todo tipo de criação e a imaginação mais fértil, quantos talentos maravilhosos não são perdidos, por acharem que se você não for algo como o que o sistema diz que é o correto você não vence na vida? E que só se vence na vida estudando, e não basta ser bom em uma matéria, tem que ser bom em todas, como se todo mundo fosse bom em tudo, então não é natural, basicamente aprendemos a decorar e reproduzir como máquinas de cópia. E aqui eu nem vou entrar no mérito do estresse quando chega a fase de prestar vestibular... 

E eu não quero com isso dizer que a educação não é importante, muito pelo contrário, é muito importante, mas a crítica se refere ao método e ao real propósito da educação que temos hoje, também não quero generalizar tem muitas escolas que tem métodos diferentes de ensino com propostas muito interessantes, de modo mais livre, mas geralmente são escolas particulares onde a maioria não tem acesso...

O que é vencer na vida pra você?

Referências, indicações e inspirações:

Indicação de filme: Como Estrelas na Terra: Toda Criança é Especial

Indicação de vídeo 
(Padrão de beleza): https://youtu.be/fnq9oIefeSQ 

SILVA, Ricardo F. AS EMOÇÕES E SENTIMENTO NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: contribuições da teoria de Henri Wallon. Biblioteca da F.C.L. – Assis – Unesp, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lua

Você é a mais bela, linda e perfeita obra prima que habita o céu, todas as suas fases, seus ciclos me fazem lembrar dos meus, às vezes você ...