quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Como você lida com a inveja?


Como você se sente quando alguém consegue uma conquista na vida e compartilha isso com você? Seja essa pessoa um amigo, um familiar, um colega de trabalho/faculdade, você tem mais tendência a se sentir feliz pela pessoa ou com uma pontada de inveja? Seja qual for a resposta, deixemos claro que é normal sentirmos um pouco de inveja das pessoas, seria hipócrita dizer que não sentimos, ninguém aqui é um alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado. E por que sentimos isso afinal? Será que é porque desejamos que fosse com a gente, ou que sentimos que estamos nos esforçando mais do que aquela pessoa, e logo merecemos mais? Seja como for, a gente só sente inveja da parte boa da conquista né? Agora, será que teríamos a mesma disposição de ter a conquista do outro se soubéssemos do preço de tal coisa? E não falo só do preço de TER, mas principalmente o de MANTER, e ai, já parou pra pensar nisso? E outra coisa, já parou pra pensar que deveríamos desejar com mais ímpeto a felicidade alheia, e sabe porquê? Porque todos somos uma rede e estamos interligados uns aos outros, o ser humano é um ser social/grupal onde você influência o grupo e o grupo te influencia de volta, seja você uma pessoa super quieta que pode se sentir indiferente, mas isso também afeta o ambiente, seja você a pessoa mais extrovertida, então da mesma forma, quando uma pessoa está mal do nosso lado como a gente fica? Pulando de alegria? Acho que não, geralmente tendemos a ter empatia e tomamos um pouco dessa tristeza pra nós, da mesma forma funciona quando alguém está alegre do nosso lado, tem gente que consegue nos contagiar com a alegria dela de tal maneira que podemos até não estar bem, mas a alegria da pessoa nos influência a ficarmos bem também, já passou por isso? Então, quando alguém vier super empolgado te contar sobre uma conquista e você se sentir menos, injustiçado ou  invejado, tente ponderar sobre essas coisas, 1° Eu daria conta de bancar essa conquista? Essa conquista é de fato o que eu quero para minha vida ou só estou querendo a parte boa disso? 2° Por que não me deixar influenciar por essas boas vibrações da pessoa que conquistou algo ao invés de ficar me corroendo por dentro? 

OBS: Pode ser que a conquista da pessoa seja exatamente o que você quer e a conquista do outro não necessariamente anula a sua possibilidade de chegar lá também, só que é preciso entender que cada um tem o seu tempo, processo e caminho a percorrer . 😉

Referências: 

L. Gomes, S. Bolze, R. Bueno, M. CrepaldiAs Origens do Pensamento Sistêmico: Das Partes para o Todo. Pensando Famílias, Santa Catarina, 18(2), p. 3-16, dez., 2014.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lua

Você é a mais bela, linda e perfeita obra prima que habita o céu, todas as suas fases, seus ciclos me fazem lembrar dos meus, às vezes você ...