domingo, 31 de janeiro de 2021

A Sociedade do Espetáculo


Se eu te perguntasse se você é uma pessoa verdadeiramente feliz, qual seria a sua resposta? Ou melhor se eu afirmasse pra você que você é uma pessoa feliz, você poderia me perguntar, baseado em quê eu conclui essa afirmação, e eu poderia te responder "no seu feed do Instagram". Parece um pouco ilógico, não é? Porque no fundo você pode pensar, "mas o feed do meu Instagram não corresponde a 100% da minha realidade", e de fato não corresponde, mas veja, o feed de um Instagram hoje corresponde a quantos por cento da realidade da vida do usuário? Provavelmente muito pouco para usarmos como parâmetro para definir se uma pessoa é feliz ou não. 

E pode haver quem diga, "mas Jamile a pessoa sempre posta fotos sorrindo, em lugares incríveis, está sempre bonita, etc., Como uma pessoa dessas não é feliz?" Todo mundo deve saber que no Instagram as pessoas só postam a parte boa de seus momentos, e sim, pode ser que a pessoa esteja de fato em uma praia em Maldivas e esteja muito feliz, e que tenha um corpo dentro do padrão na foto de biquíni e tudo mais, sim isso pode ser real, mas a vida de ninguém se resume a uma foto, afinal o que é uma foto se não a captura de um milésimo de segundo, uma fração muito minúscula do tempo de uma vida? As vezes logo depois daquela foto linda que você viu no Instagram a pessoa brigou com o parceiro(a) amoroso(a), ou teve uma dor de barriga, ou naquele mesmo dia teve uma crise de ansiedade, ou mesmo o dia dela realmente foi muito bom, você nunca vai saber, porque a vida real não é postada, a vida real fica na realidade de cada pessoa. 

Quantas vezes você já se frustrou por ver um feed ou fotos de pessoas e se comparar com aquilo e sentir que sua vida é bem pior? Talvez a gente saiba que a vida da pessoa não seja só aquilo que ela posta, mas estamos cada vez mais condicionados a acreditar que a vida dela é só o que ela posta, e não é... Mesmo uma foto de um momento puramente feliz é editada pra ficar ainda mais perfeita, uma perfeição irreal, existem filtros e mais filtros para cobrir as "imperfeições" da vida real, do que é natural, seja a iluminação, o tom das cores, linhas de expressão facial, espinhas, olheiras, e etc. 

Você já deve ter ouvido a frase "a beleza está nos olhos de quem vê", pois é, mas com que beleza estamos acostumando nossos olhos? A beleza real ou a fantasia? O quão doentio não estamos nos tornando por querer sempre uma vida perfeita, pele perfeita, sorriso perfeito, cabelo perfeito, cenário perfeito, etc.? Lembra quando as meninas se comparavam com as mulheres das capas de revistas e era um modelo muito distante do real? Hoje estamos fazendo isso em larga escala e agora não é mais só a mulher da revista, é todo mundo a sua volta, e até você mesmo(a), não conseguimos mais aceitar e olhar pra realidade tal qual ela é, quantos procedimentos estéticos mulheres dentro do padrão não se submetem para ficar ainda mais dentro de um padrão doentio? E quantas dessas mulheres não acabam morrendo por procedimentos estéticos como Lipo Lad, por exemplo? Já pensou então como não fica a cabeça da mulher fora do padrão, quando esta vê que as que então dentro já encontram imperfeições em seus corpos?

A internet está se tornando um mundo paralelo de perfeição onde tudo, desde uma foto de um café até as fotos de um casamento se tornam perfeitos demais e irreais demais também. "Mas Jamile qual o problema de querer postar uma foto bonita e editada?" O problema não é o post em si, mas como estamos lidando com eles, não mantemos a mesma consciência de irrealidade quando vamos pro mundo real, quando vemos pessoas reais, não gostamos do que vemos, mesmo uma foto bonita naturalmente, ainda precisamos achar alguma coisa pra melhorar com filtro. "Mas eu já olhei o seu Instagram e você também usa filtros nas fotos", siiim eu uso, porque eu também estou dentro dessa dinâmica, como qualquer pessoa, apenas acho importante a gente parar pra refletir sobre dinâmicas sociais que nos adoecem. 

Para além disso existe uma super valorização da alegria, devemos estar sempre alegres nas fotos, quantos desses sorrisos não são forçados? Porque hoje em dia é quase um crime você estar triste, com raiva, com medo ou deprimido, a questão é que todas as emoções são importantes e têm seus motivos para existir, e isso é muito bem colocado no filme  de 2015, "Divertida Mente" da Disney, se você ainda não assistiu, recomendo, um outro filme que retrata muito bem nossa atual sociedade do espetáculo é "Coringa" de 2019 da Warner Bros. Entertainment. 

Vai por mim meus amigos essa dinâmica de good vibe's only é furada, ninguém consegue ser sempre positivo, estar feliz e tranquilo a todo tempo, a vida não é fácil, ela dá motivos pra todos nós de nos sentirmos tristes, com raiva, com medo, com nojo, não é só de alegrias que se vive a vida. Você sabia que as obras mais famosas de Van Gogh foram criadas meio a uma depressão profunda? 

E não, não estou aqui para valorizar emoções desgostosas, mas devemos entender que todas fazem parte de nós e tudo bem, tudo bem estar mal, somos seres humanos, isso faz parte, não é frescura, não é falta de vontade, é humanidade. Vamos parar com essa positividade tóxica, estamos tão acostumados a ver sorrisos muitas vezes falsos que achamos que todos devemos sorrir o tempo todo e não é assim que a vida funciona! 

Forçar a barra na positividade só está gerando uma espécie de "efeito rebote", visto que hoje os índices de depressão e ansiedade estão cada vez mais altos em contraposição de feeds tão alegres e bonitos... Curioso, né? 

E aí, terráqueo do século 21, já postou sua vida perfeita nas redes hoje? 


Referências, indicações e inspirações:

Brasil Vive Surtos de Depressão e Ansiedade (Jornal da USP): https://jornal.usp.br/atualidades/brasil-vive-surto-de-depressao-e-ansiedade/#:~:text=O%20Brasil%20%C3%A9%20considerado%20o,4%25%20da%20popula%C3%A7%C3%A3o%20da%20Terra.

Divertida Mente Trailer: https://youtu.be/LSpeM7G4zfY

Coringa Trailer: https://youtu.be/jfVTJm9NilA

Vídeo - A Mente do Coringa: https://youtu.be/D3XQCA2G3Io

Van Gogh - Talento, Depressão e Suicídio: https://aulasdehistoriaearte.wordpress.com/2018/01/18/van-gogh-talento-depressao-e-suicidio/

Série Black Mirror (Netflix): Temp. 3 Ep. 6 "Queda Livre"

Documentário (Netflix): O Dilema das Redes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lua

Você é a mais bela, linda e perfeita obra prima que habita o céu, todas as suas fases, seus ciclos me fazem lembrar dos meus, às vezes você ...