sábado, 10 de abril de 2021

O Gato Matou a Curiosidade Antes Dela o Matar




Por que será que somos tão curiosos? Muito embora todos abominem fofoca, é só ouvir um "Você está sabendo de fulano?" que nossa curiosidade acende um sinal de alerta, e o que será melhor, ouvir a fofoca ou compartilhá-la? Ao meu ver ambas nos satisfazem muito bem, vamos ver:

Ouvir uma fofoca/Ter curiosidade: 

  • Sensação de controle: quando estamos ciente de uma situação, temos algum nível de controle sobre ela, e assim podemos determinar mais ou menos como iremos lidar com ela, caso em algum momento seja necessário.
  • Entretenimento:  Ouvir uma fofoca é tão bom quanto assistir um filme, uma série, assistir a um reality show, nos dá a mesma sensação e por isso quanto mais absurdo o conteúdo da fofoca mais interessante ela se torna, geralmente, talvez porque em todos esses contextos, temos o prazer de ver alguém fazer o que talvez gostaríamos, mas não temos coragem para, e sempre esperamos pra saber o que vai acontecer com o protagonista da fofoca, qual será o desfecho da história.
  • Julgamento: Sempre o próximo passo após ouvir uma fofoca é poder explanar um julgamento a respeito da mesma, começando com um tom de surpresa, "Nossa, sério?", "Eu não acredito!", "Estou passada(o), chocada(o)!",  ai então explanamos o julgamento, julgamento esse geralmente carregado de muita moralidade, como se fossemos incapazes de fazer o mesmo, e provavelmente não faríamos mesmo com medo do mesmo julgamento ao qual estamos fazendo com a pessoa que o fez recaia sobre nós também, doido não?

Compartilhar a fofoca:

  • Interação social: A fofoca permite um nível de interação social ao qual muito provavelmente o ouvinte irá te proporcionar toda a sua atenção, e quem é que não quer atenção? 
  • Possibilidade de ser interessante: Provavelmente você será interessante na conversa, pelo menos até o final dela, depois se continuar com o hábito de fofoca, pode ficar com má fama, mas certamente será referência caso alguém queira saber de algum babado. E as vezes até aumentamos alguns detalhes da história ou distorcemos outros para parecer ainda mais interessante, como eu disse antes, quanto mais absurdo, melhor. 
  • Colocar lenha na fogueira: Por conta de sempre termos a tendência de querer aumentar os fatos para tornar mais interessante, o relato nunca permanece o mesmo a cada compartilhamento, assim se você aumentou uma vírgula a próxima pessoa vai acrescentar um ponto de exclamação e assim sucessivamente, então quanto mais pessoas falam sobre o assunto mais sensacionalista ele se torna, e mais lenha tem na fogueira, as pessoas querem ter o que conversar, mais do que sobre o clima ou o aumento dos preços no mercado e a fofoca está a serviço disso.
Neste post não vou me adentrar muito no mérito do porquê a fofoca é ruim porque certamente todo mundo já sabe os problemas em cima dela, e eu também não quero reforçar a hipocrisia em cima de vocês, a verdade é que todos a odeiam e a amam ao mesmo tempo. 

 

Um comentário:

Lua

Você é a mais bela, linda e perfeita obra prima que habita o céu, todas as suas fases, seus ciclos me fazem lembrar dos meus, às vezes você ...