quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

O problema da super produtividade.


 Como tem se sentido nos últimos tempos? Cansado, frustrado, se sentindo atrasado? Bom se sim, você não está sozinho(a) nessa, mas a verdade é que não paramos muitas vezes pra pensar o porquê dessas sensações, e podemos até achar que é algo exclusivo nosso e não é. 

Vivemos hoje em uma sociedade que valoriza pessoas inquietas, é bem comum ouvir coisas como "tempo é dinheiro", "treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam e então viva enquanto eles sonham", (isto é, se você não começar a sofrer da síndrome de Burnout e correr o risco de sofrer um AVC aos 40 anos), se você trabalha em escritório ou algo parecido e diz que está cansado ouvir, "cansado de quê? Trabalha no ar condicionado o dia todo", pois é, mas a real é que o cansaço mental as vezes pode ser mais destrutivo que o cansaço físico por si só, visto que a mente é muito mais dinâmica e pode gerar até maiores impactos na nossa qualidade de vida. 

Antes havia uma sociedade do dever onde a negatividade era expressa por "você deve fazer", mas agora o que se ouve muito é "você pode!", "Seja dono de si mesmo", " seu maior obstáculo é você mesmo", e isso pode gerar uma sensação de falsa liberdade, pq agora você compete não só com os outros, mas também com você mesmo e isso cria pessoas muito mais eficientes para o nosso sistema, e essa digamos assim, estratégia, de "poder" e não de "dever" é muito mais eficiente porque agora, o próprio indivíduo vai atrás de estar sempre produzindo, e as redes sociais contribuem muito pra isso, porque as vezes você está levando sua vida de boa quando de repente vê um amigo que entrou numa faculdade, gente que posta que trabalha, estuda, vai na academia, cuida de filho, e mais e mais e mais... Ou mesmo, você vê gente sempre muito feliz aqui nas redes certo? Viajando, curtindo um barzinho e aí você pode pensar, "bem se fulano foi pra tal lugar eu também quero ir", e então você precisa de dinheiro, mas seu orçamento não dá e você pode concluir, "preciso de um salário maior", e pra isso você precisa se qualificar visto que, o que sabemos é que você pode trabalhar bem, mas em uma competição por uma vaga quem se destaca é quem está melhor qualificado (pelo menos em teoria, porque esse lance de meritocracia também é furada) mas a gente acredita e vamos nós lá se qualificar e as vezes nem assim chegamos lá. 

Mas não estou aqui pra te desmotivar, apenas para apontar que esse sistema tem gerado pessoas com síndrome de Burnout, depressivas, ansiosas e isso tudo é bem cruel, pois depois a sociedade volta a culpa e a responsabilidade de você estar bem em você mesmo(a), sobretudo em um país no qual saúde mental ainda é um tabu e as pessoas levam tudo como preguiça ou falta de força de vontade.

Referências:

CORBANEZI, EltonTempo Social. Revista de Sociologia da USP, local de publicação, v.30, n.3, p. 335-342, set.-dez., 2018.

Han, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. 2 ed. ampl. Petrópolis, Vozes, 2017. 128 pp.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lua

Você é a mais bela, linda e perfeita obra prima que habita o céu, todas as suas fases, seus ciclos me fazem lembrar dos meus, às vezes você ...