domingo, 27 de junho de 2021

A Esperança é a Primeira que Morre

 


Como é possível ter esperança hoje em dia? Você tem esperança de dias melhores? Ela está a serviço de quê, afinal? Um dia pode ter até sido que a esperança servisse como princípio de mudança, quando as pessoas não tinham tanto medo de enfrentar as lutas que estavam postas, que até estavam dispostas a morrer por um propósito, por uma revolução. Quantas pessoas não morreram ao longo da história para se ter o que hoje chamamos de Democracia, Direitos Civis, Direitos Humanos? Você por acaso já leu a Constituição Brasileira de 1988? Sabe quais são os seus direitos? E os direitos do seu vizinho? Você se importa? 

E hoje o que vemos é que temos um desequilibrado, autoritário, arrogante, racista, sexista, que defende a tortura e ainda genocida ocupando o cargo de presidência desse país, é triste, é muito triste ver que tem pessoas que apoiam os discursos absurdos que são feitos, ou por ignorância ou por identificação e estou para dizer que a maioria é por identificação, o que só mostra o quão cruel podem ser as pessoas, pessoas ditas de bem, pessoas que estão ai livres, muitas vezes que tem condições de ter qualidade de vida, acesso a informação, estudo, sim a massa é alienada, mas o mais assustador é ver que mesmo com as provas escancaradas pra todo mundo ver, de descaso, de piada, de brincadeirinha em meio a um cenário de morte em massa, um cenário pandêmico, onde muitas famílias tiveram e ainda têm perdas terríveis, existem pessoas que defendem esse desgoverno, mas se pensarmos que Hitler também tinha muitos apoiadores, bem como uma série de outros crápulas espalhados ao longo da história, talvez isso não seja nenhuma novidade, mas não dá pra se acostumar com tamanha crueldade. Quem escreveu que o poder emanava do povo vivia num universo paralelo, ou em um estado de utopia porque o povo é motivo de chacota para quem realmente gerencia o andar da carruagem. 

É temos uma linda constituição de papel, todo mundo sabe que um livro fechado por mais rico que seja de nada serve, de nada vale se não for aberto, lido, absorvido, e provoque mudança, isso também serve para uma constituição.  "Mas Jamile, o povo exerce seu poder através do voto", sim, com certeza, mas que chances temos, mesmo, de ter alguém que faça jus as necessidades desse povo, quando o próprio povo em sua maioria não pesquisa sobre seus candidatos, eu já trabalhei mais de uma vez como mesária nas eleições e tem cidadão que vai ver na hora da votação em quem vai votar, como se fosse algo sem importância, mas isso é fruto da alienação. 

Se a gente olhar para a base, quem é que a representa? Praticamente ninguém e quando tem alguém acaba morrendo como aconteceu com a Marielle Franco, estranho, né? Você já parou para pensar como é na cabeça de uma criança periférica que vê o dono do morro ou um traficante sempre com tênis de marca, que vez ou outra dá uma bola para ela, que fala bom dia, e  ai vê também os policiais que muitas vezes chegam em operações violentas, atirando para matar, tratando qualquer um ali como menos que criminoso, porque mesmo o criminoso tem direito a vida e a defesa e julgamento justo, caso haja acusação, muitos ali não têm nem chance, e muitas vezes nem eram criminosos e levam pena de morte, por sua cor e seu CEP. Então a criança vê essas duas figuras, quem você acha que vai ser o herói dela? E se ela quiser ser igual ao traficante? A culpa é dela? "Ah, mas todo mundo tem escolha", por favor, não venha com essa, quem tem escolha é filhinho de papai que pode escolher se vai pra USP ou pra Unicamp, que sempre estudou em escola particular, que não precisa se preocupar em trabalhar cedo para ajudar no sustento da família, que tem quem leve e busque no colégio, que pode dormir tranquilo a noite e ter acesso aos melhores materiais, esse sim tem escolha. "Ah, mas você está defendendo bandido", primeiro que o bandido também é gente e não merece ser tratado como a sociedade o trata, segundo que muitas vezes os tais bandidos são vitimas da sociedade e têm muito de seus direitos privados antes de chegar a cometer os crimes, e se essa sociedade é tão contra bandido assim, por que o tratamento com político corrupto é diferente de quando a operação é na periferia? Porque uns tem direito a julgamento e outros já tem a mira na cabeça?  Esse é o problema do cidadão de bem que é contra bandidagem, ele só vê bandido na favela, como se a elite brasileira não fosse nem um pouco corrupta, e eu digo a vocês que eu vejo mais valor em que rouba para sobreviver do que quem já tem tanto e quer sempre mais as custas do trabalhador brasileiro.  A diferença é que a elite tem passe livre para ser corrupta, o pobre não, porque eu não sei se você sabe, mas todos nós somos corruptos de alguma forma, se você estaciona o carro na vaga de deficiente, você é corrupto, se você fura a fila, se você dá uma de "esperto", e se você é brasileiro você sabe bem qual é o sentido do nosso "jeitinho brasileiro", então não se ache superior porque o erro do outro é diferente do seu, hipócrita!

Não seria interessante se nas escolas públicas houvesse uma disciplina sobre Política, onde os alunos aprenderiam sobre qual a função de cada cargo político, como funcionam e se relacionam os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o que acarreta impeachment a um cargo, também poderiam ser trabalhados os requisitos para se ocupar determinados cargos, o poder do voto, a responsabilidade que cada cidadão deveria ter ao escolher seus candidatos e cobrar que o que é prometido em campanha seja cumprido caso o candidato seja eleito, fazer entender que não somos nós que estamos a serviço dos políticos, mas eles é que deveriam estar a nosso serviço, que não tem cabimento o salário mínimo ser R$1.100,00, valor que muitas vezes não dá conta de proporcionar todos os direitos previstos na própria constituição do país, sendo que os cargos de poder recebem valores exorbitantes e esse valor pode aumentar conforme as regalias do cargo, e já que quem ocupa o cargo recebe tão bem assim, é bom que faça um bom trabalho, porque nesse país a base dá muito mais duro no que se propõe a fazer do que quem está no topo que só quer saber do que o "Naro" vai chamar de "Mamata" (que por sinal ele disse que ia acabar com a mesma, mas acho que se perdeu no personagem ao longo da trama). Mas veja, isso não é interessante para os políticos, porque o conhecimento da massa é uma ameaça às suas regalias, e esse conhecimento poderia até gerar revolta e uma massa revoltada, bom, pode gerar um colapso no sistema e ai entramos em um ponto interessante, você estaria disposto a encarar o colapso do sistema?

O sistema só dá certo e ainda não quebrou, porque nós também sentimos que precisamos dele, e ele próprio faz com que precisemos mesmo dele, além do que a geração atual é muito mais acomodada e também não quer abrir mão das suas pequenas regalias de que uns podem chamar de "zona de conforto" e ai meus caros, vocês começam a perceber o quão ardiloso é o sistema? Outra artimanha que já é até um pouco antiga é a "dividir para conquistar", você também já deve ter percebido que a população anda meio dividida entre coxinhas e mortadelas, né? E uma população dividida não se ajuda, e a gente é bem individualista, não? Sendo assim, os políticos vão continuar deitando e rolando na nossa cara e ainda vai ter gente que vai aplaudir (ainda mais aqueles que tem político de estimação), entendam de uma vez por todas, não é você que tem que defender político na mesa do almoço de domingo, ou nas redes sociais, são ELES é que tem que defender os NOSSOS direitos e interesses. 

Então pensa com carinho a próxima vez que for querer "babar ovo" de político seja ele quem for, e se ele faz um bom trabalho é o famoso, "não faz mais que a obrigação".

Lembrando que qualquer coisa que você quiser, acrescentar, contrapor ou mesmo discordar totalmente, sinta-se à vontade, os comentários estão a favor disso!

Referências, indicações e inspirações:

CONSTITUIÇÃO FEDERAL (1988):
https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_1_.asp

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

DIREITOS HUMANOS:
https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos

DIREITOS CIVIS:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d0592.htm








8 comentários:

  1. Palavras reais, de uma sociedade não tão atual, vivemos hoje o que se arrasta a séculos não só pelo nosso país, mas dê certo forma no mundo em geral.
    Pouco observamos a realidade, ou nos acomodamos com o que nos é proposto e imposto ?

    ResponderExcluir
  2. Sim, realmente não é de hoje, mudam-se os sistemas, mas as desigualdades e a corrupção estão sempre presentes de alguma forma. Há pensadores como Anatole France, que dizem que a ignorância é o segredo para a felicidade do ser humano, e de fato muitas vezes olhar para as verdades da vida é de uma frustração tamanha!

    ResponderExcluir
  3. Amei demais seu texto parabéns simplesmente incrível beijos linda sucesso

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu fico imensamente feliz em saber que gostou, muito obrigada pelo retorno! ❤️

    ResponderExcluir
  5. Arriscadissimo abordar política, é um tema controverso que muitos não tem coragem de tocar.
    Realmente é um post muito diferente dos anteriores e me arrisco a dizer que não é um tema que me fascine.
    Parabéns pela coragem e imparcialidade.

    ResponderExcluir
  6. Não deveríamos ter receio em falar de política visto que quase tudo na nossa vida é política, se estamos em uma democracia é cabido que haja espaço para controvérsias se não seríamos robôs, somos seres plurais com realidades diferentes e portanto pontos de vista diversos, tudo cabe, tudo deve ser discutido o que não é coerente é a falta de diálogo por medo de que os outros não concordem com você, o problema é justamente esse, querer ser dono da razão quando não existe só uma verdade.

    ResponderExcluir